ps2
PlayStation 2 (tendo sua abreviação como PS2) é o segundo console da empresa Sony, após o PlayStation original. Seu desenvolvimento foi anunciado em março de 1999 e foi lançado no Japão em março de 2000. A versão norte-americana foi mais tarde lançada em 26 de outubro de 2000. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com mais de 140 milhões de unidades vendidas até 2009.[4][5]
Embora seu sucessor, o PlayStation 3, tenha sido lançado, o PS2 continua a ser fabricado a partir do modelo slim da série SCPH-9xxxx ainda que os lançamentos de novos jogos estejam se dando de forma cada vez mais lenta (apenas alguns jogos como PES, Fifa e outros gêneros do esporte continuam sendo lançados regularmente).
Índice [esconder]
1 História
2 Online
3 Retrocompatibilidade
4 Especificações técnicas
5 Acessórios e periféricos
6 Modelos
6.1 O modelo original para PlayStation 2
6.2 PSX
6.3 Sony BRAVIA KDL22PX300
7 Vendas
8 Jogos
9 No Brasil
10 Destravas (pirataria)
10.1 Tipos de mídias
11 Erro de disco (ação judicial)
12 Emulação
13 Notas
14 Referências
15 Ver também
16 Ligações externas
[editar] HistóriaEm abril de 1999, tivemos as primeiras notícias sobre um sucessor do PlayStation.
O lançamento oficial do PS2 foi em 4 de março de 2000 no Japão e 26 de outubro de 2000 nos Estados Unidos. A notícia se espalhou tanto que causou uma escassez nas lojas no dia do lançamento.
Apenas alguns milhões de pessoas tinham obtido o console até o final de 2000 devido a atrasos na fabricação.[6] Após o seu lançamento, era difícil encontrar unidades PS2 nas prateleiras dos revendedores.[7] Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde pessoas pagavam mais de mil dólares por um PS2.[8] Inicialmente o PS2 vendeu bem com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, vendendo mais de 980.000 unidades no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento.[9] Mais tarde, a Sony adicionou novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.
Em setembro de 2004, na mesma epoca do lançamento de GTA San Andreas, a Sony revelou um novo modelo de PS2, mais fino, chamado slim. Em preparação para o lançamento dos novos modelos slim (SCPH-70000-90000), a Sony deixou de fabricar os modelos mais antigos (SCPH-30000-50000).
A Sony anunciou que a partir 1 de abril de 2009 o PS2 custaria $99,99 dólares no varejo.[10]Logo Sony anuncia que jogos do PS2 serão relançados em 2012 pelo grande sucesso que ainda é hoje.[11]
[editar] OnlineVer também: Anexo:Lista de jogos online de PlayStation 2
É possível jogar online pela Internet com o auxílio de um modem. O jogador precisa ter uma conexão de banda larga e comprar o adaptador de rede (uma espécie de modulo do Playstation 2 que adiciona modem e ethernet ao aparelho) vendido separadamente (o PS2 Slim já possui tal adaptador integrado). Há uma seleta gama de jogos para se jogar online incluindo um aplicativo de videoconferência[12] que utiliza a câmera EyeToy.
Todos os jogos de PS2 lançados depois de 2003 são protegidos pela Rede Dinâmica de Autenticação (DNAS). O objetivo deste sistema é evitar a pirataria e trapaças. O DNAS impedirá cópias ilegais ou cópias modificadas de se conectarem a internet.
[editar] RetrocompatibilidadeO PlayStation 2 possui compatível reversamente com os jogos de PlayStation 1 assim como com seus acessórios (controle, cartão de memória, etc).
[editar] Especificações técnicasEspecificações técnicas
CPU GPU
Sony[13] Emotion Engine
Frequência de clock:
294.912 MHz Lisura:
Barramento:
128 bits
Dimensão da memória do sistema: 32 MB RDRAM directa
Largura de banda do Bus de Memória: 3.2 GB por segundo
Co-processador FPU (acumulador de multiplicação de vírgula flutuante x 1, Divisor da vírgula flutuante x1)
Unidades de Vectorização: VU0 e VU1 (acumulador de multiplicação de vírgula flutuante x 9, Divisor da vírgula flutuante x 1)
Desempenho da vírgula flutuante: 6.2 GFLOPS
Transformação geométrica 3D CG: 66 milhões de polígonos por segundo
Descodificador de imagens comprimidas: MPEG2
Sony[14] Graphics Synthesizer
Frequência de clock:
147.456 MHZ Lisura:
VRAM Cache embutida: 4 MB
Largura de banda do Bus DRAM : 48 GB por segundo
Largura do Bus de DRAM: 256 bits
Configuração dos pixéis: RGB Alpha Z buffer (24:8:32)
Máximo Rácio Polígonos: 75 Milhões de triângulos por segundo
Áudio Mídia
Canais de áudio:
48
Som
Som surround 3D
Memória da seleção de som: 2 MB
Frequência de saída: Até 48 kHz (Qualidade de DAT)
Compatível com som multicanal (Dolby Pro Logic II) e DTS.
DVD
Capacidade normal:
4.7 GB
Velocidade do Dispositivo: DVD-ROM: 4X velocidade próxima. CD-ROM: velocidade aproximada de 24X.
dimensões
Peso:
2.1 kg(Versão Slim)[15] 38 cm(Versão Slim) 2,3 cm(Versão Slim) 10 cm(Versão Slim)
largura altura profundidade
Processador I/0 [16]
Núcleo do CPU: CPU da actual Playstation +
Frequência do clock: 33.8688 MHz ou 36.864 MHz (seleccionável)
Memória IOP: 32 MB
Sub Bus: 32-bit
Interface
Universal Serial Bus (USB) x 2
Control Port x 2 MEMORY CARD slot x 2
Saída digital óptica
Adaptador de rede
Rede de cabo.
[editar] Acessórios e periféricosEsta lista mostra os acessórios e periféricos para PS2:
Memory Card de 8 MB.Memory Card: O Memory Card é um dos acessórios fundamentais do Playstation 2, o qual permite, guardar as vitórias que você for conquistando nos diferentes jogos que for jogando. A versão oficial deste dispositivo de armazenamento tem um tamanho de 8MB, embora outras empresas passaram a fabricar até 128 MB de capacidade.
LOGITECH Driving Force Pro: É o volante oficial do PS2, foi criado pela Logitech para uso no Gran Turismo 4. Poucos jogos são compatíveis pra ele, é um dos primeiros volantes que usou o feedback. Ele também é compatível com o PlayStation 3.
Câmera USB: mais conhecida como EyeToy, é um acessório inovador e interessante lançado para o PlayStation 2, ele consiste numa câmera que filma os movimentos do jogador e o coloca na tela. Fazendo movimentos o jogador interage com objetos na tela como se estivesse dentro do jogo. Há jogos de atividades diversas no EyeToy como brincadeiras com objetos, musicais e até jogos onde o jogador participa de uma ação de fat
Câmera EyeToy.Microfone: Com esse acessório você vai poder jogar jogos como: Karaoke Revolution, SingStar, Rock Band, Guitar Hero.
Adaptador de rede e disco rígido: Adaptador de rede permite jogar jogos online e fazer downloads de atualizações dos jogos, dando ao disco rígido a possibilidade de armazenar essas atualizações. Há poucos jogos que permitem que você use essa tecnologia.
Pad DDR: É um tapete de dança com formato de quadrado e tem cerca de 1 metro em cada lado, utilizado nos jogos da série Dance Dance Revolution da Konami.
Kit Linux: Este kit linux consiste de um rígido de 40 GB, Um adaptador de rede, um mouse e teclado USB, um cabo VGA e do sistema operacional GNU / Linux PlayStation 2. Este kit é projetado para a programação, também é possível introduzir outra distribuição do GNU/Linux chamado Black Rhino (Informações sobre o Black Rhino).
Multitap Permite que você ligue quatro controladores por porta, além de slots para diversos Cartões de memória. Assim, é possível conectar até oito controles usando dois multitaps. É apoiado por muitos jogos, tais como TimeSplitters 2, Virtua Tennis, Pro Evolution Soccer, etc.
Headset: É um acessório que permite aos jogadores se comunicar com o seu parceiro em jogos online ou em alguns jogos de dar ordens aos personagens através da voz. O periférico conta com um fone de ouvido e microfone.
Filmes e Música: O PS2 pode reproduzir filmes em DVD e músicas em CD. Esse recurso foi um incentivo a mais para justificar a sua compra.
Controle DualShock 2.DualShock 2: No PlayStation 2, a Sony manteve a forma e nome. Não só preservou o nome e a forma de seu comando, também melhorou suas funções como intensidade de pressão dos botões.
Portas USB na primeira versão do PlayStation 2.Portas USB: A Sony colocou vários recursos avançados no PlayStation 2, que estavam ausentes em outros consoles rivais, um deles são as portas USB. Há alguns jogos que estavam programados para utilizar a porta USB, como o famoso Gran Turismo 4, Este jogo foi programado para salvar imagens em uma unidade de USB ou em uma impressora da Epson que permite a impressão de imagens.
[editar] Modelos[editar] O modelo original para PlayStation 2
O projeto original para PlayStation 2.Os modelos (SCPH-10000, SCPH-15000 e SCPH-18000) foram vendidos apenas no Japão. Estes modelos incluíam um PCMCIA em vez da porta Dev9 dos modelos mais novos. A PCMCIA-to-adaptador Dev9 foi posteriormente disponibilizado para esses modelos. Os modelos SCPH-10000 e SCPH-15000 não possuíam uma reprodução de filme em DVD incorporado e, em vez invocado software de reprodução de criptografado que foi copiado para um cartão de memória de um CD-ROM incluído (normalmente, o PS2 só vai executar software de encriptação de seu cartão de memória, mas isso pode ser mudado com PS2 Independence Exploit). A revisão V3 tinha uma estrutura substancialmente diferente da interna, revisões posteriores, apresentando vários interligados placas de circuito impresso. A partir de V4 tudo foi unificado em uma placa, exceto o fornecimento de energia. Na versão V5, foram introduzidas pequenas alterações internas, e a única diferença entre a versão V6 (também chamado V5.1) e a V5 é a orientação do botão Power/Reset conector da placa do interruptor, que foi revertida para impedir o uso de não-solda Modchips. Versões V7 e V8 incluíram apenas pequenas revisões à V6.
A partir da versão SCPH-50000, possui uma revisão na BIOS, da qual desabilita um exploit que permitia rodar aplicativos homebrew através do Memory Card, além de acrescentar receptor infravermelho para controle remoto do DVD, do qual antes era opcianal. Retirou a norma IEEE 1394, adicionou a capacidade de ler DVD-RW e DVD + RW e acrescentou varredura progressiva Progressive Scan para produção de filmes em DVD. Versões V10 e V11 foram apenas pequenas revisões para V9.
A cor padrão do PS2 é preto fosco. Diversas variações de cor foram produzidos em quantidades diferentes e regiões, incluindo cinza, amarelo, azul, prata metálico, marinha, preto meio opaca, branco pérola, Sakura roxo, cetim ouro, prata acetinado, branco neve, super vermelho, azul transparente (Blue Ocean), Pink Limited Edition (cor que foi distribuída em algumas regiões como Oceania, e partes da Ásia), além da cor Black Piano, que tornou-se padrão a partir da versão SCPH-90000 do console.[17][18][19][20]
Um PS2 mais fino.Em setembro de 2004, foi lançado o V12 ou SCPH-70000. Disponível em novembro de 2004, é menor do que a versão antiga e inclui uma porta Ethernet. Em alguns lugares também inclui um modem. Além do tamanho e peso foram reduzidos a 230 mm de altura, 152 mm de largura e 28 mm de profundidade (ou seja, menos 32%).
Devido ao seu perfil estreito, que contém a baia de expansão de 3,5 polegadas, e, portanto, não dá suporte a disco rígido interno, mas, devido à presença de portas USB 1.1 pode ser usado um disco rígido externo (embora nenhum jogo requira um disco rígido interno) e passou a usar uma fonte externa de energia, tais como GameCube. Embora as portas USB estão disponíveis, a falta de unidade de disco rígido tem envolvido um problema porque as portas USB 1.1 são mais lentas e o fato de que poucos jogos foram feitos para usá-la. Para algumas pessoas, esta tem sido uma limitação, especialmente para aqueles que preferem jogos como Final Fantasy XI, que exige o uso de periféricos, e evita o uso do pacote oficial de PlayStation 2 Linux.
Houve conflitos na numeração deste modelo, uma vez que existem duas sub-versões do SCPH-70000. Uma delas inclui o antigo EE e GS e outro contendo a nova e unificada EE + GS chip. Duas propostas de nomeação foi o nome do modelo antigo (EE e GS separados) r11.5 eo modelo V12 novo, e para nomear o antigo modelo V12 e V13 de novo. Hoje, a maioria das pessoas só chamá-los de ambos os modelos V12 e V12 para o V13 para o velho e o novo.
Comparação entre o Playstation 2 Slim versão original com uma Eye Toy Câmera na porta USB.O modelo V12 foi lançado em preto. A versão prata está disponível no Reino Unido, Austrália, Japão e em toda a Europa.
Existe também um modelo V14 (SCPH-75001 e SCPH-75002) contendo o chip EE + GS e circuitos diferentes em comparação com as revisões anteriores, alguns chips têm uma data de direitos autorais de 2005, em comparação com 2000 ou 2001 e modelos mais antigos. Ele também tem uma lente diferente e alguns problemas de compatibilidade com alguns jogos ou com a PlayStation 1 e a PlayStation 2.
No final de 2005 constatou que algumas fontes de alimentação dos modelos slim eram defeituosas e poderiam superaquecer. As unidades foram trocadas pela Sony, a empresa fornece um modelo de substituição. O modelo SCPH-70040 foi o que mais sofreu com este problema a Sony não tem conhecimento de tal erro. Em 9 de julho de 2005 a Sony lançou o SCPH-70050 uma versão sem falhas.
Outra melhoria do console PlayStation 2 Slim (SCPH-90000) foi lançado no Japão em 22 de novembro de 2007, e E.U. e da UE no final de 2008, com um redesenho e fonte interna de energia incorporada como parte do console, além de um mais ventilador silencioso que auxilia a manter temperatura interna, ao contrário das versões anteriores, reduzindo o peso total de 720 gramas. A série de SCPH-90000 e 90010 fabricados depois de março de 2008 incorporam uma revisão do BIOS, que corrige os problemas dos modelos anteriores. O PlayStation 2 slim continua sendo fabricado, ao contrário do antigo modelo original que também é chamado de "Tijolão", a última versão do PlayStation 2 slim é o PlayStation 2 SCPH-90010.
[editar] PSX
PSX.A Sony também fabricou um dispositivo chamado PSX que pode ser usado como um gravador de vídeo digital e gravador de DVD, além de jogar jogos de PS2.
O aparelho foi lançado no Japão em 13 de dezembro de 2003 e, embora ele nunca tenha sido lançado em qualquer outro lugar, ele pode ser encontrado à venda em algumas das lojas da Sony Style localizada em uma série de países. O PSX foi mal recebido em ambas as áreas do globo, algumas características principais se encontrarem ausentes da primeira revisão do hardware e com experiência de vendas muito fracas.
O sistema é considerado uma raridade e está agora à venda por cerca de 500 dólares no eBay. O PSX foi também o primeiro produto da Sony que incluiu a interface XrossMediaBar.[21]
[editar] Sony BRAVIA KDL22PX300Lançada em 2010, a TV Sony BRAVIA KDL22PX300 possui 22 polegadas e resolução de 720p, além de incorporar em sua estrutura um console PlayStation 2 e 4 conectores HDMI. A TV inclui, ainda, o BRAVIA Internet Video Access, do qual permite o acesso a sites como YouTube ou TV por stremming.[22]
[editar] VendasRegião Unidades vendidas Primeiro disponíveis
Japão 21 milhões ((a partir Outubro 1, 2008)[23] 4 de março de 2000
América do norte 50 milhões(a partir Dezembro 2008)[24] 26 de outubro de 2000
Europa 48 milhões ((a partir Maio 6, 2008)[25] 24 de novembro de 2000
Em todo o mundo 138 milhões (a partir Agosto 18, 2009)[26]
Em 29 de novembro de 2005, o PlayStation 2 se tornou o console de video game mais rápido a chegar a 100 milhões de unidades vendidas, realizando o feito no prazo de 5 anos e 9 meses de seu lançamento. Essa conquista ocorreu mais rápido que seu antecessor, o PlayStation, Que levou 9 anos e 6 meses para atingir o feito.
O PS2 já vendeu 138 milhões em unidades no mundo inteiro a partir de 18 de agosto de 2009, segundo a Sony. Na Europa, a PS2 vendeu 48 milhões de unidades a partir de 6 de maio de 2008, segundo a Sony Computer Entertainment Europe. Na América do Norte, o PS2 já vendeu 50 milhões de unidades em dezembro de 2008. No Japão, o PS2 vendeu 21.454.325 unidades a partir de 1 de outubro de 2008, de acordo com Famitsu/Enterbrain.
Na Europa, o PS2 vendeu 6 milhões de unidades em 2006 e 3,8 milhões em 2007, De acordo com estimativas da Electronic Arts.[27][28] Em 2007, o PS2 vendeu 3,97 milhões de unidades nos Estados Unidos de acordo com a NPD Group.[29][30] e 816.419 unidades no Japão, segundo a Enterbrain. Em 2008, o PS2 vendeu 480.664 unidades no Japão, segundo a Enterbrain.[31][32]
[editar] JogosVer também: Lista de jogos do PlayStation 2 e Cronologia de jogos para Playstation 2
O PlayStation 2 recebia, em seu auge, títulos originais como (Devil May Cry, Guitar Hero, Kingdom Hearts), além de séries consagradas tais quais (Pro Evolution Soccer 2011, Harry Potter, Resident Evil 4, Final Fantasy X, Smackdown Vs Raw, Metal Gear Solid 2) e alguns títulos da própria Sony Computer Entertainment: (Gran Turismo 4, ICO, Shadow of the Colossus, God of War, God of War 2, Jak and Daxter, Ratchet & Clank, Naruto Uzumaki Chronicles 2, Sly Cooper) Rockstar Games (seus jogos com muito sucesso, são: Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas) Midway, com seus sucessos (Mortal Kombat Deadly Alliance, Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Shaolin Monks e Mortal Kombat Armageddon).
Devido a popularidade do futebol no Brasil, um dos jogos mais procurados é Winning Eleven e também seu sucessor Pro Evolution Soccer.
Até março de 2008, 1625 jogos estavam disponíveis para o PlayStation 2.[33] O PlayStation 2 é o único video-game do século passado que até hoje tem novos jogos lançados.
[editar] No BrasilO Playstation 2 começa a ser fabricado no Brasil, Zona Franca de Manaus a partir do segundo trimestre de 2010.[34] Alguns jogos também serão produzidos no mesmo local.[35]
Como a importação ainda é algo muito caro, devido a taxas alfandegárias e taxa de frete, a grande maioria dos consoles entram no país por contrabando e são vendidos sem garantia. Os jogos contrabandeados são falsificados, mas já é comum pessoas com acesso a internet fazerem o download de jogos, gravá-los e vendê-los no mercado informal.
Geralmente, os consoles contrabandeados são todos destravados com mod chips, para que possam executar jogos falsificados e filmes em DVD de qualquer região.
O preço do PS2 Slim no Brasil diminuiu, de 2004 até 2008, cerca de 70%. No começo, em 2004, chegou a ser lançado com preço de R$ 1.499,00. Em 2011, custava algo em torno de R$ 350,00 a no máximo R$ 700,00.
Uma pesquisa divulgada em março de 2012 pela [36] diz que o PS2 responde por cerca de 55% das vendas de consoles no Brasil. Já os videogames da chamada "nova geração" (PlayStation 3, Wii e Xbox 360) respondem por 35% das negociações, enquanto os portáteis (Nintendo 3DS, Nintendo DS e PSP) respondem por 10%.
O PS2 modelo original, parou de ser vendido nas principais lojas brasileiras em 2005, devido o lançamento da série slim.
[editar] Destravas (pirataria)O Playstation 2 possui um esquema de verificação de mídia para apenas aceitar mídias (CDs/DVDs) originais da Sony. Esse esquema (DRM) é comum nos videogames mais populares, como XBox 360, Nintendo Wii, Game Cube, entre outros; e garante a venda do hardware a um preço muito próximo do seu custo de fabricação ou até mesmo mais barato, pois o verdadeiro lucro das empresas de games é com os jogos e não com o aparelho.
Existem, porém, algumas maneiras de burlar essa verificação de mídia. Para o PlayStation 2, existem 3 maneiras de burlar (ou destravar) esse sistema de checagem de midia/jogo original
1 - Via hardware (ModChip): instalando-se um dispositivo dentro do videogame que intercepta a checagem da mídia e engana o videogame, como se a mídia pirata fosse uma autêntica.
2 - Via software (SoftMod): rodando um jogo original e de alguma maneira (hack) rodar um software que aceite ou execute jogos piratas. Ou também utilizando de um software instalado no Memory Card que evita a checagem da mídia.
3 - Via troca de cds/dvds (SwapTrick): rodando o video-game com um jogo original e de alguma maneira trocar o cd em determinada parte por um pirata.
[editar] Tipos de mídiasOficialmente, o Playstation 2 só lê e trabalha com mídias originais e produzidas pela Sony. Além de DVDs e CDs originais, que sejam do mesmo código de área de onde o aparelho foi importado.
[editar] Erro de disco (ação judicial)Uma ação judicial foi interposta contra a Sony Computer Entertainment America Inc. em 16 de julho de 2002, no Tribunal Superior da Califórnia, Condado de San Mateo. A ação trata de relatórios inadequados como "erro de leitura" e outros problemas associados com a reprodução de DVDs e CDs no PlayStation 2.
A Sony resolveu esse problema, compensando os jogadores afetados com $25 dólares, um jogo gratuito de uma lista especificada, e um desconto na reparação ou de substituição (a critério da SCEA) do sistema danificado. Este acordo foi objecto de aprovação dos tribunais, e as audiências começaram no E.U.A e Canadá em 28 de abril de 2006 e 11 de maio de 2006, respectivamente. [37]
